quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ZOOLÓGICO: PASSEIO E APRENDIZADO

As crianças e adolescentes do CEF Pipiripau II tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Zoológico de Brasília, onde, além do passeio monitorado por seus professores e direção, brincaram nos parquinhos, correram pelos gramados e para finalizar, partilharam de uma deliciosa galinhada acompanhada de suco e banana para repor as energias.
A observação do ambiente onde os animais ficam pode se tornar também uma atividade pedagógica. Nesse sentido observaram a natureza, a diversidade da fauna compreendendo a importância de preservar as espécies. Fizeram muitas perguntas e escolheram seus animais prediletos. Este passeio se inseriu nas atividades comemorativas ao dia da criança. Veja as imagens abaixo:


















SUGESTÕES - PROPOSTAS DE TRABALHO: JARDIM ZOOLÓGICO

Levar uma turma de alunos para passear no zoológico pode ser uma atividade muito produtiva, pois os alunos têm oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira, bem como participar de uma atividade prazerosa e interessante.
Os estudos devem ser feitos dependendo da idade dos alunos, podendo se dividir na própria biodiversidade, fazendo a classificação dos seres vivos em reinos, filos, classes, ordem, família, gênero e espécie, até porque os nomes científicos estão dispostos nas placas informativas do zoológico.
Se a turma for de alunos maiores, o professor poderá trabalhar o sistema dos reinos monera, protista, de plantas, animais e fungos, pode também trabalhar cadeia alimentar, de acordo com a capacidade de entendimento dos mesmos, cabendo ao professor adequar o projeto ao nível da turma.
Em classes de crianças muito pequenas, como as de educação infantil, o passeio deve se restringir apenas ao conhecimento dos animais, seus nomes, suas cores, sua alimentação, pois as crianças se encantam com os mesmos, tornando o passeio uma aula e tanto. E não basta conhecer apenas os animais pelos livros de histórias ou por figuras. É importante que visualizem os mesmos para criar noção de tamanho, de perigo e de quais podemos manter contato físico ou não.
Alunos se envolvem mais com atividades práticas
Em sala de aula, o professor poderá dar continuidade ao trabalho, propondo para os alunos fazerem relatórios escritos sobre o passeio, o que acharam do mesmo, o que conseguiram comprovar, quais as novidades que descobriram e aquilo que mais lhes chamou a atenção.
As crianças menores poderão desenhar os animais que mais gostaram, o que acharam mais bonito, etc. Na roda de conversa cada aluno poderá expor sua impressão sobre os animais, sobre o passeio de um modo geral, tendo a oportunidade de expor suas idéias e os conceitos que adquiriram.
O professor poderá enriquecer seu trabalho, interligando-o às fábulas, fazendo contação de histórias para as crianças, aproveitando o momento para trabalhar com valores morais e éticos.
Para que o trabalho e o passeio não se percam, esses devem estar bem definidos no projeto elaborado pelo professor, através da sua justificativa para o mesmo, dos objetivos que se quer atingir, que conceitos quer trabalhar com os alunos, quais as formas de avaliação que terá diante do mesmo, etc.
É importante que se faça a relação sobre os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros, caça, desmatamento, poluição, queimadas, que tanto tem prejudicado a fauna e a flora de nosso país.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escola