segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ESTUDANTES DO C.E.F. PIPIRIPAU II VISITAM O TEATRO NACIONAL CLAUDIO SANTORO


















Os Alunos da Sala de Recursos do CEF Pipiripau II e demais, assistiram a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, na sala Martins Penna (primeira vez para a grande maioria). Escutaram embevecidos as explicações do Maestro sobre a história da orquestra, a apresentação das famílias dos instrumentos musicais e dos músicos escolhidos para compor o repertório.

As apresentações muito bem selecionadas tiveram início com Ludwig van Beethoven (Tema do Deserto), prosseguindo com Camargo Guarani (Dança brasileira), Heitor Villa-Lobos (as Bachianas brasileiras), Cláudio Santoro (Fundador da Orquestra do Teatro Nacional), dentre outras, finalizando com o brasileiríssimo Luiz Gonzaga.
O CEF Pipiripau II agradece aos organizadores, a oportunidade de participar deste evento. Vale lembrar que a professora Eliene foi à responsável pela participação dos nossos estudantes, agendando a visita e transporte para os alunos. Muito boa esta iniciativa.

Para saber mais sobre música na escola:

Conheça a lei que determina a obrigatoriedade do ensino de música em todas as escolas do país até agosto de 2011

Cynthia Costa, Juliana Bernardino e Mariana Queen

Especialistas indicam que o ensino de música nas escolas deve trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico

O ano de 2011 é data limite para que toda escola pública e privada do Brasil inclua o ensino de música em sua grade curricular. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).
Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte, por exemplo, como explica Clélia Craveiro: "Antigamente, música era uma disciplina. Hoje não. Ela é apenas uma das linguagens da disciplina chamada artes, que pode englobar ainda artes plásticas e cênicas. A idéia é trabalhar com uma equipe multidisciplinar e, nela, ter entre os profissionais o professor de música. Cada escola tem autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político-pedagógico". Apesar de ser uma boa iniciativa, o trabalho com equipes multidisciplinares para o ensino de música não tem acontecido de forma satisfatória nas instituições de ensino. "De qualquer maneira, trabalhar de forma interdisciplinar ou multidisciplinar em escolas de educação básica é uma tarefa complicada", afirma Clélia.
É necessário prestar atenção se o seu filho está tendo aulas de música com uma equipe adequada ou mesmo se esse tipo de aula está sendo oferecida na escola dele, como diz a lei. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, só estão autorizados a lecionar na educação básica os professores com formação em nível superior, ou seja, profissionais que tenham cursado a licenciatura em Universidades e Institutos Superiores de Educação na área em que irão atuar. Portanto, os professores que devem ser responsáveis pelas aulas de música do seu filho são aqueles com formação superior em música. Fique atento.
“A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos", explica Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical, (ABEM) e diretora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Música e Educação Musical da FMCG (Faculdade de Música Carlos Gomes). O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras", completa Sonia Regina. "A música fez bem para a auto-estima do estudante, já que alimenta a criação"


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml. Acesso em 21 de fevereiro de 2011.